CREAS
Francilane Nascimento Sampaio
O psicólogo na vivencia do atendimento integrado na politica nacional de assistência social as vitimas de violência do CREAS.
Trabalho obtido para nota
Da disciplina de Pesquisa em
Psicologia I, Curso de Psicologia, turma 034, sala 226.
Pelo ministrador: Ricardo Lins
Manaus-AM
2014
O psicólogo na vivencia do atendimento integrado na política nacional de assistência social as vitimas de violência do CREAS
CRAS (centro de referência de assistência social) é uma unidade pública estatal de proteção social básica do sistema único de assistência social (SUAS). Busca prevenir a ocorrência de situações de riscos sociais através do desenvolvimento das capacidades dos atendidos, fortalecendo os vínculos familiares e sociais, aumentando o acesso aos direitos da cidadania. É uma unidade pública de referência para o desenvolvimento de todos os serviços socioassistenciais de proteção básica do SUAS.
CRAS atende programas de transferência de renda: bolsa família, renda cidadã, benefício de prestação continuada (BPC), programa de capacitação para o trabalho.
Proteção social básica (PSB)
CRAS – oferecer serviços de assistência social ás famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social. Tem por objetivo fortalecer os vínculos familiares e comunitários, buscando com suas ações priorizar a promoção da autonomia, das potencialidades e o fortalecimento das famílias e indivíduos.
SUAS – Sistema único de assistência social
SUAS foi a principal deliberação da IV conferência nacional de assistência social, realizada em Brasília (DF), em 2003, e se inscreve no esforço de viabilização de um projeto de desenvolvimento nacional, que pleteia a universalização dos direitos á seguridade social e da proteção social publica com a composição da politica publica de assistência social em nível nacional.
Coordenado pelo ministério do desenvolvimento social e combate á fome (MDS), o