crashadela

290 palavras 2 páginas
Cultura de Emigrantes

Realizado:
Carla Carvalho nº7
Daniela Costa nº12
Jessica Pereira nº14

Multiculturalismos (ou pluralismo cultural) é um termo que descreve existência de muitas culturas numa localidade, cidade ou país, sem que uma delas predomine, porém separadas geograficamente e até convivialmente no que se convencionou chamar de “mosaico cultural”. A globalização aproximou povos, gerou uma troca, partilha de hábitos culturais. As distâncias encurtaram-se, viajar tornou-se mais fácil, e mesmo quem não disponha de meios financeiros pode já viajar sem sair de casa: os meios de comunicação permitiram conhecer espaços e pessoas de outras culturas graças por exemplo à Internet. Vantajoso? Sim. Pode-se concluir que a cultura, o conhecimento se tornaram mais acessíveis. Tendencialmente, contactando com outros hábitos alargar-se-iam horizontes e seriam possível uma convivência pacífica entre povos, raças.
No entanto, essa não é uma realidade homogénea.
Isto é, ainda hoje existem locais onde a convivência entre culturas diferentes é geradora de exclusão e de conflitos. É politicamente correcto falar de igualdade nesta situação. Mas ainda assim, nem sempre essa igualdade existe. Há valores, crenças que entram literalmente “em choque”.
A verdade, é que há sempre uma cultura dominante que “absorve” uma outra cultura, que até a respeita, mas será sempre aquela que veio depois. E se no início é tendencialmente bem recebida, com o passar do tempo e em situações mais extremas (crise económica, aumento de desemprego) pode ser vista como intrusa e até mesmo causadora desses problemas. Assim surge a exclusão social. Fenómeno que exige uma intervenção cuidada e cuja finalidade máxima é gerar inclusão, promover o entendimento e respeito entre culturas.

Relacionados