crash 29
A obra “Crash 1929”, escrita por John Kenneth Galbraith, tem uma escrita bastante simplificada para o padrão dos livros de economia. O autor insere comentários pessoais e humor nos seus textos o que torna o livro muito mais interessante. É um livro de fácil leitura que aponta para bastantes casos especulativos. Delinea ao longo do livro, uma cronologia desde o período que antecede o crash de 1929, até ao período que o sucede. John Kenneth Galbraith (JKG) nasceu a 15 de Outubro de 1908 em Iona Station, Canadá e faleceu a 29 de Abril de 2006 em Cambridge, já com 97 anos.
John Kenneth Galbraith “foi um dos economistas mais respeitados influentes do século XX”(The New York Times). É reconhecido como conselheiro de Kennedy, tendo também sido embaixador de Kennedy na India. Anteriormente, já tinha trabalhado para as administrações de Roosevelt e Truman, e por fim, com Lyndon Johnson. Recebeu a título de honra, entre outros, a ‘Medal of Freedom’ em 1946 pelo presidente Truman, e a ‘Presidential Medal of freedom’, pelo presidente Clinton, em 2000. Galbraith fez a sua licenciatura no Colégio de Agricultura do Ontário, actual Universidade de Guelph, e posteriormente fez o mestrado e o doutorado na Universidade da Califórmia em Berkeley. Foi um dos primeiros economistas a tornar-se um "best-seller”. O motivo para que as suas obras se tornassem ‘best-sellers’, para além da sua escrita de leitura fácil, é também o facto do público-alvo não ser estritamente o público académico.
Em 1929, o autor assistiu à quebra da bolsa de Nova York e determinou que as principais causas da grande depressão foram, a atitude pública que antecedeu a crise e a procura de informações confidenciais, que levariam a um rápido enriquecimento. Para