Crase e regencia
Definição de Crase: é a junção da preposição “a” com o artigo definido “a(s)” ou ainda da preposição “a” com as iniciais dos pronomes demonstrativos aquela(s), aquele(s), aquilo ou com o pronome relativo a qual (as quais).
Uma dica é substituir a crase por “ao”, caso essa preposição seja aceita sem prejuízo de sentido, então com certeza há crase.
OBS: A crase não ocorre: antes de palavras masculinas; antes de verbos, de pronomes pessoais, de nomes de cidade que não utilizam o artigo feminino, da palavra casa quando tem o significado do próprio lar, da palavra terra quando tem sentido de solo e de expressões com palavras repetidas (dia a dia, cara a cara, etc).
Regra Prática
Quando você tiver dúvida, troque o A por:
NA
PELA
PARA A
AO + PALAVRA MASCULINA
Se a troca der certo e a frase continuar com o mesmo sentido, quer dizer que este A aceita À.
Ex: As senhoras chegaram a sala as 15 horas a fim de assistir a reunião. na pelas ao seminário Portanto:
As senhoras chegaram à sala às 15 horas a fim de assistir à reunião.
Regência Verbal e Nominal
Definição: Dá-se o nome de regência à relação de subordinação que ocorre entre um verbo (ou um nome) e seus complementos. Ocupa-se em estabelecer relações entre as palavras criando frases não ambíguas, que expressem efetivamente o sentido desejado, que sejam corretas e claras.
OBS: O conhecimento do uso adequado das preposições é um dos aspectos fundamentais do estudo da regência verbal, assim como a crase.
Evita ambiguidades:
Alguém bateu a porta. (a porta foi batida)
Alguém bateu à porta. (na porta)
Cheguei ao metro. (é o lugar que vou)
Cheguei no metro. (é o meio de transporte por mim