Resistencia dos materiais postes
TURNO: Matutino
CURSO: Engenharia Civil PROFESSOR: Álvaro Carvalho
ABRIL / 2013
Introdução
Atualmente existem três tipos de postes que são mais usados, estes são classificados quanto ao seu material e o seu modelo. A madeira, o concreto e os metais são os materiais mais usados tanto para iluminação quanto para a rede elétrica. Dentre estes, existem três tipos de postes, o poste reto, o curvo simples e por fim o curvo duplo.
O poste metálico abordado neste trabalho apresenta as seguintes características. O poste é constituído de seções cônicas encaixadas entre si por sobreposição, a altura nominal após montagem é de 20 metros e a sua seção cônica diminui a resistência do vento.
Este trabalho tem como objetivo calcular a tensão de cisalhamento ocorrida nos parafusos que apoiam a base do poste metálico de seção cúbica localizado no estacionamento da instituição Faculdades Santo Agostinho. Esta base é composta de oito parafusos que dão maior sustentação ao poste diante das ações do tempo, essas ações são, por exemplo, a força dos ventos que atuam no poste.
► Informações Gerais.
- Para redes de distribuição (Concreto Circular ou duplo T) Os postes mais utilizados na distribuição de energia elétrica é o concreto circular ou o duplo T, tendo como um dos critérios de avaliação o valor da resistência nominal dos postes, pois para cada modelo se tem faces diferentes da qual se tem resistência nominal. O poste duplo T que se tem a face B (lisa), sendo que a face A (cavada) suporta 50% dessa resistência aplicada. Por exemplo, em um poste de concreto duplo T 11m x 600 daN, pode ser aplicado na face B um esforço de até 600 daN e na face A , no máximo 300 daN.
- Para área rural priorizar duplo T, por quê? De acordo com a NBR 5433, redes de distribuição aérea rural de energia elétrica pb-45, 4.10: O poste de concreto de seção duplo T deve ser instalado de modo que a seção de maior