Biomecanica
2. Objetivos da Biomecânica.
Entender como o sistema locomotor funciona, otimização do movimento, otimização do gesto esportivo, prevenção de lesão, reabilitação.
3. Dados quantitativos e qualitativos.
Qualitativos: a execução é a avaliação subjetivamente com bases direta, a observação visual. Já no método quantitativo , a execução é observada por fotografia, cinematografia, eletromiografia, ou qualquer técnica de análise, e então é avaliada objetivamente com base nas medidas objetivas através dessas técnicas. Os profissionais das áreas esportivos (professores de educação física, técnico e atletas), são os profissionais que mais utilizam o método qualitativo. Este método baseia-se na simples observação visual.O método qualitativo, na sua forma mais completa, consiste em uma avaliação sistemática dos fatores que constituem o resultado da habilidade motora estudada.Já o método quantitativo é utilizado geralmente por pesquisadores, ocasionalmente por técnico esportistas, e raramente por professores de educação física Segundo Hall (1993), um analista bem - sucedido deve não somente conhecer a proposta do movimento que está sendo analisado, mas também reconhecer os fatores que contribuem para uma execução habilidosa do movimento.
4. Características mecânicas dos ossos.
Tensão: resistência a carga (estresse) ; Deformação: mudanças nas dimensões de acordo com a carga aplicada. Elasticidade.
Osso compacto: Maior rigidez e tensão menor será deformação. Osso esponjoso: Menor a rigidez e tensão maior será a deformação.
5. Características biomecânicas do osso.
Força e dureza; anisotrópico;viscoelástico;resposta elásticas; respostas plásticas, piezoeletricidade.
Força e dureza: dureza é capacidade de absorver energia sem romper (falhar). Se for absorvida energia em excesso com a sobrecarga, ocorrerá