Cras - Uma Assistencia de Precisao
T|itulo: CRAS - Uma Assistência de Precisão
CRAS - Uma Assistência de Precisão
INTRODUÇÃO
O CRAS é uma unidade pública estatal localizada em áreas com maiores índices de vulnerabilidades e risco social, e risco social, destinado ao atendimento sócio assistencial de famílias. É o principal equipamento de desenvolvimento dos serviços sócio assistenciais, Social Básica, que possibilita, em geral, o primeiro acesso das famílias aos direitos sócio assistenciais.
O CRAS é formado por parte do órgão dependendo do tamanho do município, atendendo aos projetos: Federal, Estadual e Municipal nos qual é aplicado a famílias de territórios de vulnerabilidade.
Há reconhecimento de que há municípios ainda que não dispõe de rede sócio assistencial ou esta continua em formação. Nesses casos a necessidade, mais relevante, do estabelecimento de articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda de proteção social e materialização da política de assistência social nos territórios.
Se não houver investimento em material, em tecnologia, mas também em formação das pessoas que vai utilizar o sistema é muito difícil que se alcance o êxito necessário para um bom desempenho e atendimento das políticas sociais.
O CRAS é o centro de referencia de Assistência Social. A equipe que formará parte do órgão depende do tamanho do município:
a) MUNICIPIO DE PEQUENO PORTE: até 2.500 famílias
- Dois técnicos de nível superior, sendo um assistente social, um psicólogo mais dois técnicos de nível médio;
b)MUNICIPIO DE PEQUENO PORTE II: até 3.500 famílias
-Três técnicos de nível superior, sendo dois assistentes sociais, um psicólogo mais três técnicos de nível médio;
c) MUNICIPIO DE MÉDIO, GRANDE, METRÓPOLE E DISTRITO FEDERAL
- A cada 5.000 famílias a equipe deverá ter 4 técnicos de nível superior, sendo dois assistentes sociais, um psicólogo, um profissional que compõe SUAS mais quatro técnicos de nível médio.
As funções dos profissionais são: recepção