CRAS Oeste da cidade de Franca
Atualmente na cidade de Franca temos 5 CRAS, que são divididos pelas regiões Norte, Sul, Leste, Oeste e Centro.
CRAS são unidades públicas estatais de base territoriais localizadas em áreas de vulnerabilidade social.
A abrangência do CRAS Oeste compreende em 58 bairros, com uma população aproximada de 41.082 habitantes, desses, 17.788 são considerados vulneráveis. É composto por uma equipe multidisciplinar, no entanto atualmente é o único da cidade que não disponibiliza de uma Psicóloga por falta de contratação, porém já está em processo de uma nova contratação.
O CRAS atende pelo SUAS (Sistema Único de Assistência Social) que é um sistema público não contributivo, descentralizado e participativo que tem por função a gestão do conteúdo específico da Assistência Social no campo da proteção social brasileira (NOB/SUAS). São estabelecidos dois níveis de proteção social que é a Básica, de caráter preventivo, que é realizado pelo CRAS e o Especial, quando ocorre violação de direitos, que é realizado pelo CREAS.
O CRAS cadastra famílias com as seguintes vulnerabilidades.
Desemprego
Problemas de Saúde
Drogadição / Alcoolismo
Reclusão
Trabalho infanto juvenil
População de rua
Mulheres chefe de família
Tem acompanhamento e são executados os seguintes programas, projetos, benefícios e serviços sócios assistenciais:
PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família)
É o principal programa oferecido pelo CRAS, visa o fortalecimento dos vínculos sociais e comunitários. Tem como objetivo contribuir para a prevenção e o enfraquecimento de situações de vulnerabilidade e riscos sociais.
Ações que compõe o PAIF:
Acolhida: é o primeiro contato das