crack
O aumento no consumo de crack e sua disseminação vêm preocupando profissionais das instituições responsáveis por combater ou diminuir a dependência de crack em Vitória da Conquista Ba. Não existe até a presente data dados confirmados através de pesquisas que de forma detalhada possa traçar o perfil do usuário, sabe-se que em sua maioria são pessoas de baixo poder aquisitivo, que ainda é a maior parte, mas existem casos de pessoas de todas as classes sociais, Jovens que começam com dependência de álcool, mulheres Jovens por acreditar que a droga é a solução para o problema de obesidade, moradores de rua, pessoas com famílias desestruturadas, esses também podem ter perdido empregos e adquiridos dividas, buscando assim uma forma de escape.
O Crack é uma droga estimulante com poder de ação rápida, pessoas com autoestima baixa, depressão, problemas psicológicos, usuários de outros tipos de drogas, buscam um estimulo maior, procurando o crack para uma satisfação, no entanto não conseguem mais se livrar do vicio que por sua vez causa uma dependência quase que imediata, é agressivo e causa problemas até mesmo irreversíveis.
Depois de se tornar dependente o individuo deixa o convívio com a família, com a sociedade, perde a autoestima, faz qualquer coisa para conseguir a droga, muitas vezes passa a furtar cometendo delitos em busca de recursos para alimentar o vicio enfim, deixa de viver sua vida para sobreviver em busca da droga e suprir aquela fissura que não acaba nunca, já que seu efeito dura até 10 minutos, ele vive em busca incessante da droga. Um dos fatores agravantes e a facilidade de acesso e seu baixo custo. O crack trouxe muitas mudanças no tipo de tratamento oferecido pelas instituições capacitadas em combater o uso de drogas, como é uma droga que causa dependência rapidamente, o CAPS (centro de atenção Psicossocial) tem que agir da mesma forma, antes da sua disseminação a ação era gradativa. Com ele pode não dar