Crack
Modulo: Saúde e Segurança no trabalho Turma: Básico 05
Prof.: Lorena Alves
Data:06/08/12
Introdução
A Constituição Federal determina que o trabalhador tem direito a proteção de sua saúde, integridade física e moral e segurança na execução de suas atividades. O trabalho deve ser executado em condições que contribuam para a melhoria da qualidade de vida e a realização pessoal e social.
A segurança e a saúde do trabalhador são de responsabilidade do empregador e dos profissionais envolvidos no ambiente de trabalho.
Objetivo
A forma simples e objetiva, das normas de segurança para que empregadores e empregados, sejam beneficiados e a partir da educação e conscientização, para desfrutem dos benefícios alcançados pela realização de um trabalho seguro e assim trazendo para o trabalhado a segurança do seu dia a dia.
Legislação de segurança e saúde do trabalho
A segurança e a saúde do trabalho baseiam-se em normas regulamentadoras descritas na Portaria 3214/78 do MTE (Ministério do Trabalho e
Emprego). Entre essas normas, a NR-18 (Condições e Meio Ambiente
O trabalho e a saúde
A relação entre o trabalho e a saúde/doença - constatada desde a Antigüidade e exacerbada a partir da Revolução Industrial - nem sempre se constituiu em foco de atenção. Afinal, no trabalho escravo ou no regime servil, inexistia a preocupação em preservar a saúde dos que eram submetidos ao trabalho, interpretado como castigo ou estigma: o "tripalium", instrumento de tortura. O trabalhador, o escravo, o servo eram peças de engrenagens "naturais", pertences da terra, assemelhados a animais e ferramentas, sem história, sem progresso, sem perspectivas, sem esperança terrestre, até que, consumidos seus corpos, pudessem voar livres pelos ares ou pelos céus da