Crack
Fundamentos das Ciências Sociais
Revisão para a AV1
As Ciências Sociais, compreendem o conjunto de saberes relativos às áreas da Antropologia, da Sociologia e da Ciência Política
O ofício de sociólogo”: objeto e método das Ciências Sociais.
Ao observar os fenômenos sociais somos levados a nos confrontar com nossas próprias posições, nossos valores, nossa visão de mundo, que interferem na nossa pesquisa. Nossa fala, nossos gestos, nosso modo de ser e de agir revelam o tipo de socialização que tivemos e que influencia em nossa visão de mundo.
As condições históricas para o desenvolvimento do pensamento científico e para o surgimento da Ciências Sociais.
O racionalismo e a Revolução Científica do século XVII
O Iluminismo
Este movimento surgiu na França do século XVII e defendia o domínio da razão sobre a visão teocêntrica do mundo, que predominava na Europa desde o período medieval. O próprio homem deveria passar a buscar respostas para as questões que, até então, eram justificadas somente pela fé.
A Revolução Industrial
A Revolução Industrial teve inicio na Inglaterra em meados do século XVIII, expandiu-se pelo mundo a partir do século XIX. Ela marca o início da mecanização dos sistemas de produção, que consistiu na substituição da energia humana pela energia motriz no processo de fabricação de mercadorias.
O positivismo de Auguste Comte
A teoria positivista pode ser considerada como um tipo de cientificismo, que tenta explicar e compreender a sociedade humana, como se suas leis fossem derivadas das chamadas ciências naturais. Por esta razão, Comte também definia a nova disciplina como Física Social.
A Lei dos Três Estados
TEOLÓGICO: A explicação do mundo com base em concepções místicas e no pensamento religioso.
METAFÍSICO: Predomínio de princípios e construções teóricas de natureza filosófica.
POSITIVO: A conduta humana pautada nas convicções e deliberações da ciência.
As origens das