Crack
ELIZABETE MOURA MELO
A ÉTICA E AS DIFERENÇAS RACIAIS NO AMBIENTE ESCOLAR
Itabuna - Bahia
2011
ELIZABETE MOURA MELO
A ÉTICA E AS DIFERENÇAS RACIAIS NO AMBIENTE ESCOLAR
Artigo cientifico apresentado a Faculdade de Educação da FINOM, como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em História.
Orientador: Mabel Santos
Itabuna
2011
1. PROBLEMA Historicamente, o Brasil, no aspecto legal, teve uma postura ativa e permissiva diante da discriminação e do preconceito racial que atinge a população afro-descendente brasileira até hoje. Nesse sentido, ao analisar os dados que apontam as desigualdades entre brancos e negros, constatou-se a necessidade de políticas específicas que revertam o atual quadro. No campo da educação, promover uma educação ética, voltada para o respeito e convívio harmônico com a diversidade deve-se partir de temáticas significativas do ponto de vista ético, propiciando condições desde a mais tenra idade, para que os alunos e alunas desenvolvam sua capacidade dialógica, tomem consci~encia de nossas prop´rias raízes históricas que ajudaram e ajudam a construir a cultura e formar a nação brasileira, pois o preconceito é uma das formas de violência, diante disso, quais as situações que temos possibilidade de mudar? Qual seria a nossa contribuição concreta para viabilizar a conscientização das pessoas? atual quadro.
2. JUSTIFICATIVA O ambiente escolar reflete e reproduz elementos da convivência social que historicamente foram construídos, sendo assim, nos deparamos, na escola, com situações de intolerância, discriminação, preconceito. A escola vive a diversidade: