Dereito introdução
De uma forma bem individualista o livro destaca a importância de se lutar pelos próprios direitos.
A palavra direito pode ser separada por dois sentidos; o objetivo: princípios jurídicos do Estado. E o subjetivo: que seria o direito concretizado da pessoa interessada. Ihering se detêm mais ao estudo do direito subjetivo, mostra um grande interesse na ordem jurídica, e para que haja mudanças na mesma, é preciso lutar contra essa anarquia.
Na maioria das defesas pelo direito há um certo interesse do individuo, mas não se trata apenas disso, é também uma questão de caráter , dignidade, e o respeito que se adquire a si próprio, abrir mão desse direito, seria apoiar a injustiça.
O autor define o direito como um produto da luta, assim somente através da luta poderá se obter a paz e seus direitos respeitados. Savigny e Puchta contrariam a idéia de Ihering, afirmando que pode se obter o direito de forma natural, sem força, sem lutas ou dificuldades. Na maioria dos casos nem sempre as partes discordantes conseguem entrar em um acordo, pois cada uma tem seus próprios interesses, sendo assim umas das partes saíra prejudicada.
Cada individua tem o dever de lutar pelo seu direito na sociedade, visto que a essência do direito é a ação.
È possível afirmar que o livro é muito interessante e especifico o trabalho do autor de fato não só pode como deve ser aplicado aos dias de hoje, ao ler ele você se sente na obrigação de fazer valer os direitos que lhe são dados, mas nem sempre