Crack na adolecencia
Para introduzir o assunto abordado gostaria de iniciar dando um breve esclarecimento sobre o significado da palavra droga que é: toda e qualquer substancia ou ingrediente utilizado em laboratórios, farmácias,tinturarias, etc. um comprimido para aliviar uma dor de cabeça ou até mesmo uma inflamação, é uma droga.
Estamos abordando este tema pelo fato de vermos tantos casos de dependentes químicos destruindo suas vidas por meio do crack, e principalmente os jovens.. Contudo, o termo é comumente empregado a produtos alucinógenos ou qualquer outra substância tóxica que leva à dependência como o cigarro e o álcool, que por sua vez têm sido sinônimo de entorpecente e muito inguinorado.
As drogas psicoativas são substâncias naturais ou sintéticas que ao serem penetradas no organismo humano, independente da forma (ingerida, injetada, inalada ou absorvida pela pele), entram na corrente sanguínea e atingem o cérebro, alterando todo seu equilíbrio, podendo levar o usuário a reações agressivas.
O que diz a lei?
O surgimento da nova lei de entorpecentes, a 11.343 de 23 de agosto de 2006, vem de forma mais madura tratar a questão do tráfico e uso de entorpecentes, fazendo uma interpretação mais condizente com os atuais moldes sociais nos quais os indivíduos se inserem nas questões sociais, necessita do sempre gradativo adequar legal.
O que leva uma um jovem a usar crack?
Pesquisas recentes apontam que os principais motivos que levam um jovem a utilizar drogas são: curiosidade, influência de amigos (mais comum), vontade, desejo de fuga (principalmente de problemas familiares), coragem (para tomar uma atitude que sem o uso de tais substâncias não tomaria), dificuldade em enfrentar e/ou aguentar situações difíceis, hábito, dependência (comum), rituais, busca por sensações de prazer, tornar (-se) calmo, servir de estimulantes, etc.
oque é o crack? Crack: um sério problema de saúde e também social.
Como é feito o crack, ele é preparado