crabonato de litio

821 palavras 4 páginas
b) Transporte do lítio através das membranas celulares
Foram descritas diversas vias para o transporte de lítio ao nível das membranas dos eritrócitos, entre as quais destacamos: a bomba de sódio/potássio, na qual o lítio substitui o potássio, entrando assim para o meio intracelular; cotransporte sódio/potássio, podendo ocorrer substituição destes íons por lítio e rubídio, respectivamente e troca aniônica que envolve a ligação dos íons ao carbonato.
c) Absorção gastrointestinal de lítio
O carbonato de lítio é bem absorvido quando administrado oralmente, sendo a sua absorção completa. O pico da sua concentração plasmática de 2 a 4 horas após a ingestão e a absorção considerada completa ao fim de 8 horas. As preparações farmacêuticas de liberação lenta originam níveis séricos de lítio com picos mais baixos e mais regulares, não irritam a mucosa gástrica, e são mais bem toleradas. O citrato de lítio tem uma absorção mais rápida no aparelho gastrointestinal superior e pode reduzir a diarreia. No entanto existem casos em que se verifica diarreia, sendo esta atenuada com o uso de lítio de liberação lenta.
Este tipo de lítio tem ainda a vantagem de causar menos efeitos colaterais, nomeadamente menor concentração nos túbulos renais que leva a menor poliúria e polidipsia. Dado que o lítio causa frequentemente irritação gástrica, deve ser tomado imediatamente após as refeições.
d) Excreção
O lítio não é metabolizado e por este motivo é 95% excretado inalterado pelos rins através da urina e, menos de 1% da dose ingerida é eliminada do organismo nas fezes, enquanto, 4 a 5% são secretados no suor.
O lítio é secretado na saliva em concentrações cerca de duas vezes maiores do que a concentração plasmática, mas seu nível nas lágrimas é praticamente igual à concentração no plasma. Ocorre também a eliminação desse íon através do leite materno, sendo desaconselhada a amamentação durante o período de tratamento.
Aproximadamente 80% do lítio filtrado são reabsorvidos no

Relacionados