Cpc 16 apresentação
CPC 16 – Este Pronunciamento dá
orientações sobre a determinação do valor de custo dos estoques e sobre o seu subseqüente reconhecimento como despesa em resultado, incluindo qualquer redução ao valor realizável líquido, bem como sobre o método e os critérios usados para atribuir custos aos estoques.
A norma se aplica a todos os estoques, exceto: às obras em andamento originárias de contratos de construção, incluindo os contratos de serviço relacionados; aos instrumentos financeiros; aos ativos biológicos relacionados à atividade agrícola e aos produtos agrícolas no ponto de colheita.
produtores de produtos agrícolas e florestais, quando tais
estoques são mensurados pelo valor realizável líquido, as alterações nesse valor devem ser reconhecidas no resultado do período em que tenha sido verificada a alteração; comerciantes de commodities que mensurem seus estoques pelo valor justo deduzido dos custos de venda. Nesse caso, as alterações desse valor devem ser reconhecidas no resultado do período em que tenha sido verificada a alteração.
•Estoques são ativos: a) mantidos para venda no curso normal dos negócios da empresa; b) em processo de produção para venda; c) na forma de materiais ou suprimentos a serem consumidos no processo de produção ou na prestação de serviços. •Valor justo: é o valor pelo qual um ativo pode ser negociado ou um passivo quitado entre especialistas dispostos a negociar numa transação sem favorecimentos. •Valor realizável líquido: é o preço de venda estimado no curso normal dos negócios menos os custos projetados