CPC 02
EFEITOS DAS MUDANÇAS NAS TAXAS DE CÂMBIO E CONVERSÃO DE DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
Correlação às Normas Internacionais de Contabilidade IAS 21
Introdução
O objetivo deste Pronunciamento Técnico é orientar acerca de como incluir transações em moeda estrangeira e operações no exterior nas demonstrações contábeis da entidade e como converter demonstrações contábeis para moeda de apresentação.
Os principais pontos envolvem quais taxas de câmbio devem ser usadas e como reportar os efeitos das mudanças nas taxas de câmbio nas demonstrações contábeis.
Alcance
Este Pronunciamento Técnico deve ser adotado: na contabilização de transações e saldos em moeda estrangeira; na conversão de resultados e posição financeira de operações no exterior que são incluídos nas demonstrações contábeis de uma entidade por meio de Consolidação, Consolidação proporcional ou pela aplicação do Método de Equivalência Patrimonial; e na conversão de resultados e posição financeira de uma entidade para uma moeda de apresentação.
Definições
Taxas de fechamento é a taxa de câmbio á vista vigente ao término do período de reporte.
Variação cambial é a diferença resultante da conversão de uma moeda para outra, a diferentes taxas cambiais.
Taxa de câmbio é a relação de troca entre duas moedas.
Valor justo é o valor pelo qual um ativo pode ser trocado, ou um passivo liquidado, entre duas partes interessadas, conhecedoras do negócio e independentes entre si, com a ausência de fatores que pressionem para a liquidação da transação ou que caracterizem uma transação compulsória.
Moeda estrangeira é qualquer moeda diferente da moeda funcional.
Entidade no exterior é uma entidade que reporta informação baseadas ou conduzidas em um país ou em moeda diferente daquelas da entidade que reporta a informação.
Grupo econômico é uma entidade controladora e todas as suas controladas.
Investimento líquido em entidade no exterior representa o interesse