COTILDE PROJETIHNHJJ
823 palavras
4 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONASFACULDADE DE EDUCAÇÃO
CURSO DE PEDAGOGIA
ANA PAULA CELESTINO
BRUNA COELHO
KRSHINA SAMPAIO
KATYANE KETHELEN SEVALHO
LILIAN GABRILLE ZÁU
MADALENA MENDES
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
JOGUE LIXO NO LIXO, NÃO JOGUE NO CHÃO
MANAUS-AM
2014
1. TEMA: EDUCAÇÃO AMBIENTAL: JOGUE LIXO NO LIXO, NÃO JOGUE NO CHÃO
2. PROBLEMA
A falta de higienização e conscientização dos alunos no ambiente escolar.
3. JUSTIFICATIVA
A educação ambiental no PCN é um dos temas transversais, diz que deve ser trabalhada enfatizando-se os aspectos sociais, econômicos, políticos e ecológicos. Logo, sendo ela um tema transversal, a Educação Ambiental deve se fazer presente em todas as disciplinas, perpassando seus conteúdos. A proposta dos PCNs é de uma abordagem ambiental integrada, tanto entre as disciplinas como entre a sociedade seus problemas específicos.
De acordo com o que presenciamos na Escola Sementes do Saber, notamos que vem ocorrendo falta de sensibilização dos estudantes no que diz respeito a limpeza da escola. Se a educação ambiental fosse dada de maneira mais intensa nas escolas em todos os anos, seria provável que a formação da sociedade em relação natureza seria refletida mais visivelmente ao nosso redor. Entender que não apenas deve se trabalhar educação ambiental nos dias da árvore ou semana do meio ambiente. Isso deve ir além.
Afinal, crianças bem informadas nessa temática poderão vim a ser adultos mais preocupados com o meio ambiente, e também serão transmissoras dos conhecimentos que obtiveram na escola com a família, vizinhos e amigos.
E diante de tal situação- problema, estamos propondo um Projeto de Intervenção objetivando minimizar e ou solucionar a questão do destino do lixo. Voltado aos alunos de 4° a 5° ano.
4. METODOLOGIA
É relevante considerar as experiências de cada um, a realidade da comunidade em que estão inseridas, ouvi-las para que haja discussões sobre as questões ambientais. Os professores precisam programar