Caso GE C Pia
1. Use os modelos de cadeia de valor e de forças competitivas para analisar a GE e sua estratégia empresarial. Resuma as condições empresariais e técnicas que fizeram a GE lançar sua iniciativa de internet.
R: Inicialmente tratando-se do modelo de forças competitivas pode-se representar o modelo da seguinte maneira:
Com a leitura do artigo pode-se perceber que a iniciativa de Welch em transformar a GE em uma empresa da internet representaria um ganho em todas as forças da figura do modelo acima representado. A inserção da internet em sua forma de se relacionar com clientes, fornecedores e entre as próprias empresas do grupo atacaria os pontos negativos do modelo acima e enfatizaria os pontos positivos. Exemplos:
Aumentou poder de barganha junto aos fornecedores realizando compras online;
Procurou fechar espaços para que as empresas denominadas “pontocom” pudessem captar seus clientes;
Criou site de relacionamentos onde os clientes pudessem fazer buscas por nome, número ou características do produto;
Criou site de relacionamento onde os clientes poderiam testar os softwares, sem a cobrança de taxa, por um período de um mês.
Uma vez tratando-se do modelo de cadeia de valor a GE procurou, com a introdução da internet, captar abordagens alternativas que aprimorassem o valor para o cliente e reduzissem os custos totais.
2. Como a GE está usando a tecnologia de internet nos seus processos empresariais internos e externos? Que relação tem a internet com sua estratégia empresarial? Como a internet está mudando a maneira como a empresa conduz seus negócios?
R: Internamente a GE vem utilizando a internet como meio de comunicação entre os funcionários com boletins informativo, e como meio propagador de coleta de informações dos concorrentes e possíveis entrantes do mercado. Já, externamente vem disponibilizando serviços aos seus clientes de forma a estreitar o seu relacionamento com o consumidor final. São exemplos dessa atuação: criação do iCenter,