Cosumismo
A oneomania é uma desordem psicológica que domina a pessoa, levando-a a comportamentos extremamente inadequados podendo chegar a grandes prejuízos financeiros. A pessoa não tem culpa da sua compulsão, ela não consegue se controlar é como o viciado em jogo ou em alguma droga.
Com o aparecimento dos grandes centros de compras, a facilidade de se conseguir financiamento, a utilização do cartão de credito, do cheque especial, o poder da mídia e da propaganda e marketing, o distúrbio foi ficando mais evidente. Afinal, as pessoas nunca tiveram tanto acesso aos bens de consumo como têm hoje.
A pessoa sente uma enorme pressão para fazer compras baseadas em uma profunda carência afetiva, sentimento de frustração, mais, um enorme vazio dentro de si e ansiedade descontrolada.
Os compradores compulsivos, no período que antecede o comportamento do consumo, apresentam reações físicas próprias da ansiedade como:
Taquicardia, a sudorese, irritação e agressividade.
Essa ansiedade só diminui durante o ato de comprar, ou imediatamente após a mesma, seguida por sentimentos de culpa e remorso e, finalmente por baixa autoestima.
A oneomania é um distúrbio bastante controvertido do ponto de vista psiquiátrico e psicológico, porém, tem sido caracterizado como um transtorno de ansiedade e classificado dentro dos transtornos do impulso. Além de sua compulsão em comprar, as pessoas que sofrem de oneomania, apresentam outros tipos de impulsividades e descontrole, fazendo tudo com exagero.
Ao comprar acabam adquirindo um determinado tipo de objeto, por exemplo 100 pares de sapatos, 200 gravatas ou 1000 cd´s, podendo gastar em um único dia, um talão de cheques.
Segundo estudiosos, de modo geral, apenas 20% das compras ou contratação de serviços são realmente imprescindíveis. Os outros 80% são realizados por motivos ou situações diversos como: impulsos incontroláveis, ingenuidade, imaturidade, influência da propaganda e até problemas de