Costumes Em Outros Pa Ses
Quando se vai ao exterior, conhecer os hábitos locais à mesa é tão essencial como ter um passaporte. Gestos do nosso dia-a-dia podem parecer estranhos e até grosseiros em alguns lugares. Confira:
Por John Mariani
Ilustrações: Brian Rea
Hungria
Nunca faça tintim com as taças ao brindar a alguém. Quando as tropas russas e austríacas invadiram Budapeste, era exatamente essa saudação que elas faziam antes de fuzilar alegremente algum patriota húngaro.
Rússia
Tome de uma vez todo o conteúdo do seu copo de vodca quando o anfitrião propuser um brinde. Todos vão achar muito esquisito se você ficar dando golinhos pequenininhos. Resista à tentação de colocar cebola ou ovos picados sobre o caviar. Se eles já estavam achando você esquisito, vão expulsá-lo da mesa por esse gesto bárbaro.
Japão
O sushi deve ser colocado inteiro na boca e jamais comido em mordidas. Também é proibido passar comida com os pauzinhos para seu vizinho de mesa. Isso porque nos funerais budistas tais pauzinhos são usados para passar os ossos cremados do falecido para os membros da família. Certamente os donos da casa vão se lembrar da vovó recém-falecida quando virem a sua falta de modos.
Itália
Levar uma garrafa de vinho a um jantar para o qual você foi convidado é considerado um insulto à generosidade dos anfitriões. Quando se sentar à mesa, não espere todos serem servidos para começar a comer. Para eles, falta de consideração nesse caso é deixar esfriar a massa.
Egito
Encha a xícara de chá até que ela transborde no pires. Você vai fazer sucesso. É um gesto finíssimo.
Jamaica
Não deixe de ir a um restaurante rastafári, mas não pague o mico de pedir carne ou peixe. No menu, só pratos vegetarianos. Para beber, água mineral. Não há cerveja nem destilados.
Turquia
Nada de colocar o guardanapo sobre a perna. A etiqueta turca exige que ele fique metade sobre a mesa e metade dependurado. Use a mão direita para se servir da comida e limpe-a no guardanapoem seguida.
Inglaterra