Cosméticos
Como abrir uma Empresa de
Produtos de Higiene Pessoal,
Perfumaria e Cosméticos:
Aspectos Regulatórios
ABIPEHC-2edicao_Layout 1 3/4/2012 07:22 Page 2
Simplicidade e objetividade foram premissas adotadas na elaboração desta publicação, que não pretende esgotar o assunto, mas disseminar a cultura da qualidade e do respeito ao consumidor.
A fonte de consultas utilizada foi o site da ANVISA: www.anvisa.gov.br. Não deixe de visitar o site para obter informações atualizadas.
Agradecemos a todos os profissionais que se envolveram neste trabalho, comentários e sugestões para as próximas edições serão bem-vindos. Uma boa leitura a todos.
Outras informações: +55 11 3372-9899
2
ABIPEHC-2edicao_Layout 1 3/4/2012 07:22 Page 3
Esta cartilha é parte do trabalho realizado pelo Convênio de
Cooperação Técnica e Financeira para execução do PDS/HPPC
(Programa de Desenvolvimento Setorial de Higiene Pessoal,
Perfumaria e Cosméticos), na parceria firmada entre a ABDI (Agência
Brasileira de Desenvolvimento Industrial), ABIHPEC (Associação
Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) e
SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).
O objetivo da cartilha é funcionar como um guia orientador no processo inicial de abertura de empresas do segmento de HPPC
(Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), contemplando informações detalhadas para os potenciais empreendedores, em especial quanto às especificidades normativas e regulatórias do setor.
Cabe ressaltar que entre os subsídios que a cartilha trará para as empresas está o entendimento das informações necessárias ao atendimento das obrigações e procedimentos de regularização. Essa é uma ação inédita, apresentada em tópicos e com o objetivo máximo de permitir uma tranquila iniciativa empresarial dentro do setor. detalham desde um manual de consulta à legislação da Vigilância Sanitária até temas como