estações metereológicas
Fonte: http://redebonja.cbj.g12.br
Discente: Tiago Henriques Nº17124
Toma, 08 de Novembro de 2013
Índice
Introdução 3
Enquadramento geográfico 4
Superdistrito Arrabidense 5, 6
Superdistrito Sadense 7, 8
Precipitação e temperatura nas estações meteorológicas 9
Conclusão 10
Webgrafia 12
Introdução
Este trabalho teve como fim conhecer como funcionam as estações meteorológicas e analisar os seus dados de modo a perceber as diferenças nas respectivas estações.
Permitiu também identificar os superdistritos presentes nesta região bem com a sua respectiva flora.
Enquadramento geográfico
As 3 estações meteorológicas (Barragem do Vale do Gaio, Grândola e Moinhola) localizam-se junto a zona de Setúbal englobando a zona da Arrábida e a zona do Rio Sado.
Superdistrito Arrabidense
Neste superdistrito que é calcário e constituído pela Serra da Arrábida (502m) maioritariamente exposta a sul e situada no andar termomediterrânico. Esta região é caracterizada por ter maioritariamente espécies endémicas presentes por grande parte do país no entanto existem 2 espécies que são endémicas apenas da Arrábida que são:
Convolvulus fernandesii
Fonte: http://dias-com-arvores.blogspot.pt
Euphorbia pedroi
Fonte: http://www.flora-on.pt
Acer monspessulanum, Arabis sadina, Bartsia aspera, Cistus albidus, Fagonia cretica, Fumana laevipes, Helianthemum marifolium, Lavandula multifida, Narcissus calcicola, Osyris quadripartita, Phlomis purpurea, Quercus faginea subsp. Broteroi, Santolina rosmarinifolia, Sideritis hirsuta var. Hirtula, Stipa offneri, Teucriumhaenseleri, Thymus zygis subsp. Sylvestris, Ulex densus, Withania frutescens são espécies que se encontram aqui representadas e que se encontram em outras partes do país e que vão permitindo circunscrever este território em termos florísticos. As