Cosme
Pedagogia Diretiva.
Conceitos Básicos.
A concepção de aprendizagem nesse modelo baseia-se na apreensão de verdades e não na sua construção. A associação entre percepções e ações, isto é, o aprendizado pode ser visto como resultado de um processo de estímulo - resposta, de tentativa e erro. O reforço é tido como importante no processo de aprendizagem, isto é, a necessidade de repetição de uma tarefa para alcançar o aprendizado. A marca fundamental dessa concepção é o empirismo: os sentidos são a fonte de todo o conhecimento.
Posicionamento do Autor: Avaliação.
O AUTOR CRITICA A POSIÇÃO DO PROFESSOR QUE ACREDITA QUE ELE É SOMENTE ELE TEM PODER DE RODUZIR ALGUM TIPO DE CONHECIMENTO NO ALUNO. O ALUNO APRENDE SOMENTE-SE O PROFESSOR ENSINAR ESTA PEDAGOGIA LEGITIMADA PELA epistemologia EMPIRISTA COMFIGURA O PROPRIO QUADRO DA REPRODUÇÃO DA IDEOLOGIA, REPRODUÇÃO DO AUTORITARISMO, DA COAÇÃO DA HETEROMONIA DA SOBREVIVENCIA DO SILENCIO DA MORTE DA CRITICA, DA CRIATIVIDADE E DA CURIOSIDADE. É apenas o conhecimento necessário.
Explicando a relação sujeito/conhecimento.
O indivíduo ao nascer é uma tabula rasa ou uma folha de papel em branco; O conhecimento do indivíduo vem do meio físico ou social; O sujeito é totalmente determinado pelo mundo do objeto.
Explicando a relação professor/aluno.
O professor fala, ensina e decide.
O aluno escuta, copia, executa e aprende.
Modelo pedagógico: Pedagogia diretiva
As Ideias básicas
Esta concepção teórica parte do princípio de que o desenvolvimento da inteligência é determinado pelo meio e não pelo sujeito. A ideia é que o ser humano não nasce inteligente mas é passivamente submetido às forças do meio que provocam suas reações. O desenvolvimento intelectual pode ser totalmente modelado.
Para melhor compreendermos a influência do modelo empirista/ comportamentista sobre a educação, deve-se observar as três conclusões fundamentais de John Watson:
- o determinismo