Layout
O aumento da competitividade no mercado faz com que seja crescente a diversificação dos bens e serviços por parte das organizações, para atender as expectativas do consumidor que está cada vez mais exigente. Isto obriga as empresas a se tornarem mais flexíveis e eficientes para atender a demanda com sustentabilidade.
Juntamente a isso, a busca pelo menor custo frente à concorrência tem-se tornado um crescente foco por parte das empresas com o intuito de aumentar a sua margem de lucro e ou repassar um preço menor ao consumidor, tornando seu produto mais competitivo. Isso faz com que haja uma preocupação por parte da organização na redução de seus custos operacionais e na melhor utilização de seus recursos produtivos, sem deixar de atender seus objetivos de desempenho.
Alinhado ao menor custo e a busca pela flexibilidade na produção de bens e serviços, estudos aprofundados em aplicações de técnicas e ferramentas de planejamento de layout são de suma importância, pois permitem a construção de um layout mais flexível na inclusão de novos produtos, uma melhor utilização dos recursos produtivos existentes, atendendo os requisitos de qualidade e confiabilidade exigidos pelos clientes.
Além disso, arranjos físicos eficientes podem aumentar a produtividade de uma linha apenas com a melhor combinação de seus recursos. Já por outro lado, um arranjo mal projetado pode limitar a capacidade produtiva de uma linha, aumentar o tempo de processamento, criar estoques ao longo do processo e aumentar o número de operações, ocasionando no aumento dos custos operacionais.
Frente a estes pontos, o planejamento de layout se torna uma ferramenta de destaque para a determinação do melhor arranjo físico para um processo de produção, por conseqüência a melhor utilização dos recursos produtivos, evitando-se desperdícios.
BENEFÍCIOS
Obter um fluxo de informações eficiente;
Obter um fluxo de trabalho eficiente;
Utilizar melhor a área