Cosan - Análise SWOT, PORTER e Alternativas para o crescimento
1107 palavras
5 páginas
Aluno: Felipe Alfaia Ferreira IBMEC- MBA Em finanças
Elabore uma análise ambiental (cinco forças de Porter) para o setor de açúcar e álcool
Para realizar uma análise pelo modelo de Porter precisamos avaliar cinco estruturas, ou forças, e aonde a indústria a ser analisada se encontra. As forças são: ameaças de novos entrantes, o poder de barganha dos clientes, o poder de barganha dos fornecedores, as ameaças de substitutos e a rivalidade entre os competidores. Atualmente o setor de açúcar e álcool vem chamado à atenção de inúmeras empresas principalmente por causa do seu grande potencial, o açúcar é um produto largamente consumido pela população mundial e o álcool é um substituto perfeito da gasolina, com as vantagens de ser renovável e limpo. Isso faz com que a ameaça de novos entrantes seja uma realidade para aqueles que já atuam no setor, principalmente em se tratando do mercado interno, nosso país tem posição privilegiada nesse setor, além de ser o segundo maior cultivador de cana é o que apresenta maior potencial para expansão.
A rivalidade entre os competidores é outro fator muito influente nesse setor, como já foi visto, o interesse no controle dos produtos são gigantes, e a rivalidade entre eles é uma briga entre pesos pesados, empresas gigantes e altamente capitalizadas brigam pelo domínio tanto da produção quanto pela distribuição dos produtos. É o caso da Raizen, joint Venture entre Cosan e Shell, da gigante francesa Santelisa Vale e da entrada de players que já dominam o setor de petróleo, como a BP e a própria Petrobrás.
Quanto ao poder de barganha dos clientes o setor possui uma peculiaridade, como o setor trabalha de forma flexível, ou seja, as usinas podem produzir tanto açúcar quanto etanol (álcool), elas podem migrar de um para outro a depender da rentabilidade momentânea de cada um. Isso acaba por diminuir o poder de barganha dos consumidores. Por outro lado, a concorrência dos substitutos, principalmente da gasolina que