Cortes desenho técnico
Na representação de um objeto, peça ou modelo, muitas vezes mesmo utilizando-se as várias vistas torna-se difícil entender os detalhes. Os detalhes internos de uma peça apresentam-se especialmente difíceis de representação através dos métodos aprendidos até agora. Em muitos casos seria desejável cortar a peça para ver como ela é por dentro. Essa é, justamente a idéia do corte em desenho técnico.Existem três tipos de cortes:
• Corte total; • Meio corte;
• Corte parcial.
10.1 Corte Total
Corte Total é aquele que atinge a peça em toda a sua extensão, onde o plano de corte atravessa completamente a peça. A figura abaixo mostra a aplicação de um corte total onde o plano secante muda de direção, sendo composto por várias superfícies, para melhorar a representação das partes internas da peça.
10.1.1 Corte na vista frontal
O plano de corte paralelo ao plano de projeção vertical é chamado plano longitudinal vertical.
Este plano de corte divide o modelo ao meio, em toda sua extensão, atingindo todos os elementos da peça. Observe novamente o modelo secionado e, ao lado, suas vistas ortográficas.
10.1.2 Corte na vista superior
Como o corte pode ser imaginado em qualquer das vistas do desenho técnico, agora você vai aprender a interpretar cortes aplicados na vista superior. Imagine o mesmo modelo anterior visto de cima por um observador.
Para que os furos redondos fiquem visíveis, o observador deverá imaginar um corte. Veja, a seguir, o modelo secionado por um plano de corte horizontal.
Observe novamente o modelo secionado e, ao lado, suas vistas ortográficas.
Este plano de corte, que é paralelo ao plano de projeção horizontal, é chamado plano longitudinal horizontal.
10.1.3 Corte na vista lateral esquerda
Observe mais uma vez o modelo com dois furos redondos e um furo quadrado na base. Imagine um observador vendo o modelo de lado e um plano de corte vertical atingindo o modelo, conforme a figura a seguir.
Observe na figura seguinte,