Corrupção
Escândalo na Petrobras é o maior esquema de corrupção do Brasil, diz presidente do TCU
Não adianta querer lutar contra a corrupção se não houver governança e planejamento.
Gabriel Garcia
O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), o ministro Augusto Nardes, considera o escândalo da Petrobras como o maior caso de corrupção do Brasil.
Para o ministro, entrevistado por este blog, o esquema supera de longe o mensalão, compra de apoio a parlamentares da base de apoio ao governo Lula, e o caso do Banco do Estado do Paraná (Banestado), que envolveu remessas ilegais de divisas para o exterior, na segunda metade da década de 1990.
Sem mesmo saber do desdobramento da operação Lava Jato, que apura esquema de lavagem de dinheiro que desviou 10 bilhões de reais da Petrobras, Nardes estima que a corrupção na estatal ultrapasse os 3 bilhões de reais – cifra mencionada por ele na semana passada.
“Com certeza chegará mais do que isso”, disse. Na sexta-feira, a Polícia Federal prendeu duas dezenas de donos e executivos das nove principais empreiteiras do país que formavam o chamado núcleo financeiro do esquema.
Diante de tal cenário, o TCU realiza, hoje, o “Pacto pela Boa Governança: Um Retrato do Brasil”. A ideia é apresentar um diagnóstico sobre importantes temas do Brasil, como