Corrupção
O estado da educação brasileira é proveniente do estado da política. Como Platão disse, a educação devaria ser para todos, o direito do saber tem que ser fornecido e assegurado pelo Estado. O processo educacional é tão importante para a formação do senso crítco, como Platão falou, liberta a alma dos sentidos (sensações) e da paixão.
A consequencia para a falta de uma educação de qualidade é a alineação. Isso favorece a situação dos corruptos. Pois, sem o conhecimento, não há iniciativa para um atitude, como protestos, revoluções, petições etc. É exatamente por isso que os governantes não investem na educação, deixando-os livres no poder, usando o poder que possuem para criar leis em beneficio próprio.
A corrupção interfere em todo o sistema educacional. Os olhos fechados para essa situação só agrava o problema porque os politicos não são punidos pelos seus atos. Uma solução para esse problema seria uma reação da classe mais alta, que mesmo não sendo afetada em comparação a mais baixa, deveria deixar de lado o egoismo e usar seu conhecimento a favor da população mais carente. Além disso, a pessoa presente no poder, conforme a teoria de Platão, deveria ser um sabio, pois ele saberia controlar sua paixões.