Corrupção e Suborno no Brasil
Segundo o filosofo Mario Sergio Cutela da à definição de corrupção:
“Corrupção é a capacidade de degradar, fazer apodrecer aquilo que deveria ser descente”.
Segundo o filosofo a corrupção nasce em nossa formação humana e se não houver correções desde pequeno haverá desvios maiores depois. O exemplo vem de quem cria, através da ética.
A ética e o combate a corrupção se inicia em nós, não se inicia apenas em ataques ao governo.
A corrupção no Brasil corresponde a uma perda para o país de 40 bilhões a cada sete anos praticamente um PIB boliviano.
Os principais casos na historia recente no país encontra – se em aberto, apenas 1% das pessoas julgadas tiveram algum tipo de condenação. A política brasileira não cobra as responsabilidades de prestar contas aos cofres públicos, e o povo brasileiro não cobra a responsabilidade de seus eleitos.
De certo modo a política deixou de lutar pelos direitos dos povos e passou a se importar com seus próprios interesses.
Alguns casos de anos atrás que ainda estão sendo julgados e outros que pessoas estão sendo absolvidas mesmo tendo provas ao contrario, como o caso da deputada Jaqueline Roriz, que foi flagrada recebendo dinheiro do operário e denunciante do esquema do DEM em Brasília, e por uma folgada margem a câmara absorveu. Outros casos como Renan Calheiros e Sarney são exemplos de impunidade no país.
O assunto corrupção está em tudo desde o plano enviado ao congresso pela presidente Dilma nas manifestações de rua ate as conversas com a nossa família.
O suborno também está em nossas vidas, através de entrevistas, cidadãos explica o que é o suborno e como as pessoas agem ao se deparar com propostas.
O Brasil está em sétimo lugar no ranking dos países que aceitam suborno.
Aceitar o suborno é crime com pena de 1 a 8 anos, o combate da corrupção começa conosco cidadão.