corrosão
São quatros os elementos que compõe uma pilha a- ânodo b- cátodo c- eletrólito (meio alcalino) d- circuito metálica caso retirarmos um desses elementos evitaremos a formação de corrosão não podemos retirar o ânodo pois é a própria estrutura dessa forma devemos produzir uma proteção catódica.
2- há três principais tipos de pilhas de corrosão galvânica
a- pilhas de eletrodos diferente
Os dois eletrodos colocados imersos em um eletrólito, ferro e latão, o de maior potencial perde para o de menor potencial, no caso o ferro, o ânodo, sofre a corrosão.
*Pilhas ativa passiva – formada a partir da camada de apassivação do metal do metal no caso o óxido de cobre, porém quando quando há uma trinca na camada naquela área forma uma pilha de votagem 0,5 v tornando o cobre o ânodo (sofre a corrosão)
*Pilha de ação local - uma chapa aparentemente homogênea imersa num eletrólito perde íons de h+ devido a impuresas na fabricação da liga da chapa. Dessa forma, ocorrendo a corrosão
b- pilhas de concentração quando há somente um eletrodo, dessa forma não há como produzir DDP sendo assim não constrói pilha, porem ocorre devido a concentração do eletrólito diferente e determinadas áreas do eletrodo.
* Iônicas a chapa imersa no mesmo eletrólito porem numa área há maior concentração de íons e outra de menor concentração, sendo assim a de menor concentração será o ânodo
* aeração a parte mais aerada do eletrólito com outra menos aerada irá forma pilha sendo a parte menos aerada o ânodo. Sofre a corrosão.
c- pilha de temperaturas ocorre quando um eletrólito do imerso em meio com temperatura diferente. Sendo que a parte mais aquicida tende a gerar mais oxigênio, sendo assim torna-se a parte anódica.
e- Pilha Eletrolítica. Não ocorre de forma espontânea tem que haver uma carga empregada para produzir a oxidação. Isso faz com que a corrosão seja bem mais agreciva.
FORMAS DE CORROSÃO
Conhecer as formas é muito importante para poder