Corrosão a cerâmica
Os sais presentes no solo e/ou nos materiais utilizados na construção civil podem afetar as alvenarias e pisos cerâmicos, pela sua deposição na região interior ou exterior das construções.
Os sais que se dissolvem bem na água são os sais solúveis. Outros dissolvem-se mal na água e chamam-se sais insolúveis.
Muitas vezes, quando se misturam dois sais solúveis ocorre uma reacção química, da qual resulta um sal insolúvel. O sal insolúvel que se forma deposita-se, passado algum tempo, chamando-se por isso um precipitado. As reacções em que se formam precipitados chamam-se reacções de precipitação.
Nas reacções entre um ácido e uma base ocorre a formação de um sal. Os sais, como o cloreto de sódio, são compostos iónicos, isto é, são constituídos por iões positivos e por iões negativos.
Nas actividades experimentais que realizaste, o sal, resultante da reacção ácido-base, encontra-se dissolvido em água, mas nem todos os sais são solúveis. Os sais como o carbonato de cálcio, o iodeto de prata e o cloreto de prata são pouco solúveis em água, ficando no fundo do tubo. Diz-se que formaram um precipitado. Sais como o iodeto de sódio, o sulfato de sódio e o nitrato de prata são solúveis em água. Formaram uma mistura homogénea.
Para que um sal se dissolva em água é necessário que se estabeleçam interacções entre as moléculas de água e os iões constituintes do sal. Os iões do sal, no estado sólido, formam uma rede cristalina devido à atracção entre os iões positivos e os iões negativos do sal.
Quando a “força” de atracção entre os iões do sal é menor que as “forças” de interacção dos iões com a água, o sal dissolve-se. Quando a “força” de atracção entre os iões do sal é maior que as “forças” de interacção dos iões com a água, o sal é pouco solúvel.
Se aumentarmos a temperatura, a agitação