Corrosão branca
GRR20083784
Questão 01:
Corrosão branca é a corrosão que ocorre em aços galvanizados, isto é, é a característica da corrosão do zinco, e seu produto é uma “ferrugem branca”, similar à cera e não protetor.
A corrosão branca ocorre quando o acesso ao dióxido de carbono atmosférico na superfície galvanizada é restrito, assim o filme de carbonato de zinco protetivo não se forma.
Com a restrição do dióxido de carbono, ao invés do filme, se forma um depósito branco, que consiste basicamente em uma mistura de óxido de zinco e hidróxido de zinco. A este depósito branco, damos o nome de corrosão branca. As manchas brancas raramente causam danos permanentes, mas se consideradas indesejáveis no ponto de vista estético podem ser removidas por escovação, utilizando uma escova de cerdas rígidas, ou por tratamento com um ácido fraco seguido por lavagem e secagem.
Segundo a ABNT NBR 6323 – Galvanização de produtos de aço ou ferro fundido –
Especificação – menciona no sub- item 6.1.2 que “Excesso de zinco, inclusão de fluxo e corrosão branca somente serão considerados motivos de rejeição se comprometerem a funcionalidade e/ou a durabilidade do material” e na Nota 1 do mesmo sub-item que “ A corrosão branca não é prejudicial à durabilidade do material quando esta não diminuir a espessura do revestimento abaixo do especificado.”
A passivação do aço retarda o aparecimento da corrosão branca. Caso a peça venha a ser posteriormente destinada a pintura, esta não poderá ser passivada, uma vez que a tinta não adere à camada passivada. Para a peça ser pintada, o ideal é que apintura seja feita logo após a galvanização.
A passivação se trata de um processo em que há um banho rápido da peça em soluções cromatizantes a base de ácido crômico e bicromato de sódio. Neste banho (etapa da passivação), a estabilização da camada de zinco ocorre em segundos, através de uma série de reações químicas que ocorrem entre o passivador e a superfície