ARTIGO CIÊNCIA ECONÔMICA, PROBLEMÁTICA DA INFLAÇÃO
RESUMO
Este artigo tem em seu conteúdo os conceitos clássicos e modernos de ciências econômicas, com enfoque nos problemas que cercam a economia mundial, principalmente no controle da inflação, que tem como causa o aumento substancial e sustentado no nível geral dos preços demandados pelo mercado, influenciando na ordem econômica do Estado.
Palavras-chave: Ciências Econômicas. Economia. Inflação.
ABSTRACT
This work have in the content the classical an modern concepts of economics science, focusing on issues surrounding the global economy, especially in controlling inflation, which is caused by the substantial and sustained increase in the general level of prices demanded by the market, influencing economic order in the State.
Keywords: Economics Science. Economy. Inflation.
1. INTRODUÇÃO
Henry Hazlitt, em sua obra “Economia Numa Única Lição”, consegue sintetizar o que se refere ao citarmos o tema ciências econômicas de forma objetiva, na afirmação, “Ciências Econômicas é a área da economia que busca detalhar toda a produção, distribuição e consumo dos bens de serviços, sobretudo com o intuito de aproveitá-los ordenada, plena e combinadamente”. (Instituto Mises Brasil, 2010, p. 25)
Essa teoria é entendida de forma bilateral, sendo que o autor refere-se ao fato de aproveitar os recursos plenamente, ou seja, evitar a ociosidade dos recursos de produção quaisquer que sejam: trabalho, terra, capital ou capacidade empresarial. Ao citar o aproveitamento dos recursos ordenada e combinadamente, refere-se ao fato de aperfeiçoar os resultados da produção, ou seja, a produção ideal que atenda as necessidades dos consumidores ao menor custo e com a melhor qualidade possível, satisfazendo também a maior remuneração do capital investido.
Dessa forma, remete-se aos grandes problemas nos modelos clássicos e modernos de macro e microeconomia que são basicamente a decisão do que produzir, como