corrosao
CORROSÃO
Salvador - BA
2014
Hermogenes Cavalcante
ÁGUA
Trabalho da disciplina de Corrosão apresentado, como requisito parcial para aprovação na disciplina na AVII, a Professora Hêda Míriam, em Setembro de 2014.
Salvador - BA
2014
AÇÃO CORROSIVA
A corrosão eletroquímica considera-se um método instintivo, passível de acontecer quando o metal fica em contato com um eletrólito acontecendo respectivamente reações catódicas e anódicas. Por ser comum ocorrer no meio ambiente é distinguida pelo desempenho na presença de água, tanto no desenvolvimento de uma pilha de corrosão e a temperatura ambiente.
ÀGUA
A água de formação é uma solução salina, contendo alta concentração de cloreto e ninfeto, substâncias com alto índice de impurezas alcançadas na extração do petróleo. A mesma proporciona altas concentrações de contaminantes e se configura como um meio de alta agressividade aos materiais metálicos.
A água é um elemento composto por dois átomos de hidrogênio (H) e um de oxigênio (O), formando a molécula de H2O. É uma das substâncias mais abundantes em nosso planeta e pode ser encontrado em três estados físicos: Sólido, líquido e gasoso. Vale ressalvar que a água não possui nem cor nem cheiro e que nosso planeta tem uma boa parte coberta de água.
Sabemos que a mesma é de suma importância para a vida do ser humano e para o planeta. Existe o ciclo da água, também conhecido como ciclo hidrológico, incide no procedimento diligente de diferentes estágios da água. O vapor resultante das águas oceânicas é transportado pelo movimento das massas de ar. A precipitação pode ocorrer em forma de chuva, neve ou granizo. Uma parte da água resultante, escoa sobre a superfície do solo ou através do solo para os rios, enquanto que a outra parte infiltra profundamente no solo e vai abastecer o lençol