Corrosao
Fundamentos sobre Corrosão e Oxidação
A maioria dos componentes metálicos deteriora-se com o uso, se em exposição a ambientes oxidantes ou corrosivos. Como é impraticável eliminar a corrosão, o segredo de um bom projeto de engenharia, geralmente, está nos processos de controle da corrosão. Corrosão pode ser definida como a deterioração, que ocorre quando um metal reage com o meio ambiente.
As diferentes formas (ou tipos de corrosão)
a. Chapa sem corrosão b. Corrosão uniforme
c. Corrosão em placa d. Corrosão alveolar
Corrosão Uniforme
A corrosão uniforme é a forma de corrosão mais simples de medir, além de ser possível evitar falhas repentinas através de uma inspeção regular.
Corrosão em Placas
A corrosão localiza-se em regiões da superfície metálica e não em toda sua extensão, então se formam placas com escavações.
Corrosão Alveolar
A corrosão ocorre na superfície metálica, produzindo sulcos ou escavações – semelhantes a alvéolos que apresentam fundo arredondado e profundidade , em geral, menor que o seu diâmetro.
Corrosão Puntiforme ou por Pite
A corrosão processa-se em pontos ou em pequenas áreas localizadas na superfície metálica produzindo pites, que são cavidades que apresentam o fundo em forma angulosa e profundidade, geralmente, maior do que o seu diâmetro. A forma da cavidade é, com freqüência, responsável por seu crescimento contínuo. O pitting é uma das formas mais destrutivas e insidiosas de corrosão. Causa a perfuração de equipamentos, com apenas uma pequena perda percentual de peso de toda a estrutura. É, geralmente, difícil de detectar pelas suas pequenas dimensões e porque os pites são, freqüentemente, escondidos pelos produtos de corrosão. Os aços, quando em ambientes agressivos contendo cloretos, sofrem corrosão por pitting.
Corrosão intergranular
A corrosão intergranular pode ser provocada por impurezas nos contornos de grão, aumento da concentração de um dos