O trabalho do assistente social na previdência social
As presentes linhas que se seguem foram frutos de uma discussão em sala de aula,coordenada pela professora Márcia Emilia da disciplina Política Social da Previdência,sobre o trabalho do Assistente Social na Previdência,tivemos o prazer de termos conosco as Assistentes Sociais Raquel,que é coordenadora do serviço social a nível de Paraiba e Luciana que é assistente social em Itabaiana. A dinâmica da metodologia foi excelente pois,nos proporcionou um contato direto com quem vive a realidade do dia-a-dia da Previdência Social.
O recurso didático nos presenteou com uma retrospectiva da História da Previdência no Brasil até os dias de hoje e principalmente como se desenvolve o trabalho do serviço social na Instituição da previdência e uma das indagações feitas pela turma foi que no âmbito da instituição quais as limitações quanto a operacionalização de sua prática enquanto profissional de serviço social?, em cima dessa questão desencadearam varias outras, as assistentes sociais foram muito claras e realistas quanto as questões abordadas.
A Instituição tem suas regras e burocracias,as mesmas enfrentam muitas dificuldades para desenvolverem seu trabalho,pois, não são dada condições necessárias para tal ,não é dado o devido respeito e importância a esse profissional dentro da Instituição .
O Assistente Social é de suma importância dentro da previdência,ele tem uma visão ampla da problemática do trabalhador na ótica ,ética, política de sua relação no espaço ocupacional. Elas expressaram que apesar de trabalharem para uma Instituição com parâmetros de funcionalidades de estratégias constitutivas da hegemonia dominante é sim possível criar condições objetivas e subjetivas de mecanismos que venham atender as necessidades da classe trabalhadora e nesta mediação é essencial fortalecer o coletivo sobre seus direitos.
Esse momento de aprendizagem foi muito valioso ,uma experiência inesquecível,pois, nos