corrosao
Corrosão e a degradação espontânea de materiais devido a ação química ou eletroquímica do meio.
A corrosão dos metais é um processo natural em que o metal é deteriorado por meio de reações oxirredução entre ele e agentes naturais, principalmente o oxigênio do ar.
Esse processo causa grandes prejuízos econômicos e sociais, pois traz danos às estruturas de edifícios, carros, pontes, navios, etc. Além de as pessoas perderem alguns de seus bens materiais, torna-se necessário que a indústria produza mais desses metais apenas para substituir os que foram danificados. Por exemplo, no caso do ferro, a ferrugem provoca a perda de bilhões de dólares no mundo inteiro; 20% do ferro é produzido para substituição.
A corrosão ocorre porque os metais, com exceção do ouro e da platina, possuem potenciais de oxidação maiores que os do oxigênio. Dessa forma, eles perdem elétrons para o oxigênio presente no ar.
Indicadores são substâncias que apresentam colorações diferentes de acordo com determinadas características do meio. Ex: Fenolftaleína e Ferrocianeto de Potássio.
Solução de fenolftaleína é um indicador sintético que ao se dissolver em água se ioniza originando íons. Os íons liberados são H+ e OH- que estabelecem um equilíbrio em meio aquoso. Quando se adiciona fenolftaleína em uma solução incolor, esta ao entrar em contato com uma base ou ácido muda de cor. Exemplo: se adicionarmos solução de fenolftaleína em um meio ácido ela fica incolor, pois o aumento da concentração de H+ desloca o equilíbrio. Por outro lado, se o meio for básico, a solução de fenolftaleína se torna rósea (rosa claro a rosa escuro).
O Ferrocianeto de potássio é classificado como um sal neutro. Sua fórmula é K4 [Fe(CN)6]. Apresenta propriedades tóxicas. Ferrocianeto de potássio pode ser cristalizado a partir de uma solução supersaturada, formando o chamado "Prussiato vermelho".
2- Materiais
- Becker
- Fonte
- Cabos Conectivos
- Pipeta
- Soluções
- Palha de Aço