Corrida espacial resumo
Durante o período de GF, a grande questão estratégica mundial foi o poderio militar das duas superpotências, na forma dos seus arsenais atômicos, oque garantia a bipolaridade. E foi no desenvolvimento de misseis de grande alcance, que se desenvolveu a tecnologia dos foguetes.
Os soviéticos, com sua economia centralizada, planejada e militar, concentraram-se seus esforços no sentido de dominar o espaço sideral, oque, em 1950, parecia de uma importância extrema para a supremacia militar. Enquanto os americanos, com sua economia em plena expansão, nesta época voltava-se para o mercado das classes medias, de produtos de massa.
Por isso, os soviéticos conseguiram lançar o primeiro satélite, Sputnik, em 1957, o primeiro ser vivo a orbitar a terra, a cadela Laika, em 1957, e o primeiro homem a viajar pelo espaço, Iuri Gagarin, em 1961.
Os americanos reagiram a isso, criando a NASA em 1958, e com o presidente John Kennedy, 1961, houve um altíssimo crescimento de verbas no programa espacial, com o objetivo de se colocar o primeiro homem a lua e retorna-lo salvo. Com isso, a NASA contou com muito dinheiro e criatividade de engenheiros e cientistas na criação de novas tecnologias.
Nesse contexto de corrida espacial, muitos começaram a estipular metas sobre a exploração espacial. Dizia-se que nos anos 2000 já haveria bases em marte, viagens comerciais a lua, exploração de planetas. E assim esteve até 1969, com a chegada de Neil Armstrong e Edwin Aldrin, na lua. Uma viagem de 20Bi.
Porem, após a missão Apollo 11, o programa espacial americano passou a