turismo espacial
Taíssa Ferreira Gomes de Souza¹
RESUMO
O estudo tem o foco de mostrar o novo segmento de Turismo existente- Turismo Espacial. Este trabalho descreve as tendências desse turismo e faz conhecer o mercado desse segmento, o planejamento estratégico utilizado para uma boa evolução, expondo também os riscos e problemas ocasionados por essa atividade turística e apresentando as mudanças que promoverá na humanidade como sendo um novo fenômeno a ser praticado.
PALAVRAS-CHAVE Turismo 1; Turismo Espacial 2; Viagens espaciais 3.
INTRODUÇÃO Desde a origem da humanidade o espaço sideral sempre representou o limite máximo para o conhecimento, fazendo com que todos os homens pudessem atingi-lo e compreendê-lo. Cada vez mais se fala em viagem espaciais, e o homem sendo um ser não limitado quer concretizar seus desejos. A exploração espacial sempre exerceu um grande fascínio sobre as populações, por ser algo intangível, místico ou imaginário. O turismo espacial é uma atividade recente a que só tem acesso pessoas de classes mais altas, essas viagens espaciais consiste em aproveitar o mesmo com propósitos não científicos; mas, de puro lazer. Mas será que, daqui a alguns anos irá ter uma demanda satisfatória para essa atividade? O objetivo do artigo é demonstrar através da análise da literatura sobre o tema, o crescimento desacelerado desse novo tipo de turismo no mundo atual com a importância de um planejamento turístico espacial e as estratégias que possibilitam a minimização dos problemas e riscos, que futuramente poderão ser ocasionado pelo turismo espacial, em meio a expansão deste segmento no século XXI.
1 O ESPAÇO SIDERAL COMO DESTINO TURÍSTICO
Muitos autores relatam que o desenvolvimento acelerado do turismo espacial atualmente é devido ao avanço científico e tecnológico. A conquista do espaço é uma ambição muito antiga, a especulação do espaço se tornar um destino turístico é muito