Correria
O Desenvolvimento Organizacional é uma resposta da organização às mudanças. É um esforço educacional muito complexo, destinado a mudar atitudes, valores, comportamentos e a estrutura da organização, de tal maneira que esta possa se adaptar melhor às novas conjunturas, mercados, tecnologias, problemas e desafios que estão surgindo em uma crescente progressão. O Desenvolvimento Organizacional visa a clara percepção do que está ocorrendo nos ambientes interno e externo da organização, a análise e decisão do que precisa ser mudado e a intervenção necessária para provocar a mudança, tornando a organização mais eficaz, perfeitamente adaptável às mudanças e conciliando as necessidades humanas fundamentais com os objetivos e metas da organização. O D.O. exige a participação ativa, aberta e não-manipulada de todos os elementos que serão sujeitos ao seu processo e, mais do que tudo, uma profundo respeito pela pessoa humana.
O Modelo de Desenvolvimento Organizacional foi idealizado para tornar-se o guia de um programa de aprimoramento organizacional, pela combinação de estruturas e métodos já experimentados por empresas líderes de mercado em todo o mundo. Propõe a adoção de ciclos relativamente curtos de melhoria, mas que propiciem benefícios claramente visíveis, como economia de recursos ou maior imunidade da organização às oscilações do mercado, evoluindo gradativamente para metas mais audaciosas de expansão e propiciando a elevação da receita por empregado relativamente ao setor.
CIBERNETICA
A cibernética é uma teoria dos sistemas de controle baseada na comunicação entre os sistemas e o meio/ambiente e dentro do próprio sistema. As principais conseqüências da Cibernética na administração são duas: a automação e a informática.
TEORIA DOS SISTEMAS
A Teoria geral de sistemas tem por objetivo uma análise da natureza dos sistemas e da interrelação entre eles em diferentes espaços, assim como a interrelação de suas partes. O sistema que é