Correntes
As correntes marítimas são movimentos de grandes massas de água dentro de um oceano ou mar. Tal qual a circulação dos ventos, as correntes marítimas têm a característica de influenciar o clima das regiões em que atuam, possuem direções e constâncias bem definidas.
A formação das correntes marítimas, de acordo com diversas pesquisas, é resultado, dentre outros fatores, da influência dos ventos. Outro fator determinante na configuração das correntes é em relação aos movimentos terrestres, especificamente o de rotação, que faz com que as correntes migrem para direções contrárias, ou seja, no hemisfério norte movem-se no sentido horário e no hemisfério sul no sentido anti-horário, essa dinâmica das correntes é denominada de efeito de Coriolis.
As correntes não são homogêneas quanto à suas características e origem, elas podem ser: correntes quentes e correntes frias.
Correntes quentes: massas de água originadas de áreas da zona intertropical ou zonas tórridas da Terra, essas deslocam com destino às zonas polares.
Correntes frias: correntes marítimas com origem nas zonas polares e migram em sentido às regiões equatoriais.
Correntes marítimas são porções de água com diferentes níveis de salinidade e temperatura que se movimentam nos oceanos. Correspondem aos deslocamentos das águas oceânicas, continuamente, na mesma direção e velocidade. O principal fator responsável pela existência dessas correntes é a diferença da densidade das águas, provocada pela diferença de temperatura. As temperaturas extremamente baixas, nas regiões polares, afetam a densidade da