Correntes Psicológicas
O psicólogo hospitalar deve trabalhar o sintoma, que significa trabalhar o real e o irreal da pessoa. O sintoma como resistência múltipla (físico-mental) se coloca entre o desejo e a proibição, porque ele surge como solução provisória de uma ansiedade maior.
O psicólogo deve saber respeitar a resistência, pois ela pode indicar que o paciente ainda não tem suporte suficiente para entrar em determinados conteúdos. Não é necessariamente uma patologia, mas uma forma de relacionar-se com o mundo.
Psicanálise
É um procedimento para a investigação de processos mentais que são quase inacessíveis por qualquer outro modo, um método para o tratamento de distúrbios neuróticos. Este corpo teórico foi responsável pela descoberta do inconsciente – antes já desbravado, porém em outro sentido-, e a partir de então passou a abordar este território desconhecido, na tentativa de mapeá-lo e de compreender seus mecanismos.
O método psicanalítico exige, em ambiente de trabalho hospitalar, o mesmo rigor que no consultório. Contudo, o hospital apresenta uma gama de variáveis – sobretudo institucionais – que não se apresentam de modo tão concreto e imediato na clínica privada. Este é, talvez, o grande desafio para o exercício da psicanálise em ambiente hospitalar, pois a maior parte de tais variáveis é regida pelo discurso da ciência positivista,