corrente filosófica
Cap. IV
Geologia: Evolução da Terra e fenômenos geológicos
Origem e evolução da Terra
A terra surgiu a aproximadamente 4,5 bilhões de anos, resultando da agregação de poeira cósmica e do bombardeamento de material rochoso atraídos pela força gravitacional. De sua origem até o estágio atual, passou-se por diversas transformações, estudadas a partir das disposições das camadas rochosas e dos fósseis nelas encontrados. Essas camadas representam registro dos acontecimentos passados e permitem compreender a evolução do planeta.
Enquanto a vida se transformou e se desenvolveu, a crosta terrestre também se modificou. No início havia um único grande bloco continental formado, a Pangeia, envolvido por um único e extenso oceano, o Pantalassa. A pangeia se dividiu em Laurásia e Godwana, que também se fragmentaram e deram origem aos atuais continentes. A crosta se enrugou dando origem às montanhas, as áreas mais profundas foram sendo preenchidas por sedimentos e alguns mares foram soerguidos e incorporados ao continente.
A geologia divide a história da Terra em eras geológicas, que correspondem a grandes intervalos de tempo divididos em períodos, os quais, por sua vez, são subdivididos em épocas e idades. As subdivisões marcam as importantes alterações ocorridas na evolução do planeta e são organizadas numa tabela geológica.
Na parte superior de uma tabela de tempo geológico estão as eras mais recentes e na parte inferior as mais antigas. Observe:
Escala Geológica de tempo
Eras geológicas
Período
Ocorrência aproximada (milhões de anos atrás)
Principais eventos
Cenozoica
Quaternário
1,8
Surgimento do Homo Sapiens.
Terciário
65
Dobramentos modernos (atuais montanhas). Aves, mamíferos e primatas.
Atuais continentes.
Mesozoica ou Secundária
Cretáceo
Jurássico
Triássico
250
Divisão do grande continente da Pangeia em Laurásia e Gondwana (130 milhões de ano).
Grandes répteis (como os dinossauros).
Paleozoica ou Primária