corrente elétrica
Ana Raquel
Ana Paula
Fernanda Carvalho
Thalita Santos
Corrente Elétrica
Manaus
2014
Introdução
Este trabalho abordará o tema corrente elétrica, que se dá pelo movimento ordenado de caregas elétricas. Dentro deste assunto existem subdivisões, como o circuito elétrico que é o conjunto de aparelhos elétricos ligados de modo a estabelecer uma corrente elétrica, veremos também os diferentes efeitos que uma corrente elétrica pode produzir e a quantidade de energia elétrica que determinado aparelho consome.
Corrente Elétrica
É o movimento ordenado de cagas elétricas, como elétrons livres que alteram sua velocidade, adquirindo movimento ordenado cuja velocidade média tem a direção e o sentido da força.
Intensidade da corrente elétrica
Intensidade de corrente em um instante: define-se como sendo o limite da intensidade média quando o intervalo de tempo torna-se 0.
Corrente contínua constante: é toda corrente de sentido e intensidade constante com o tempo.
A unidade de intensidade de corrente elétrica segundo a unidade fundamental elétrica do Sistema Internacional de Unidades é denominada ampère, em homenagem ao francês André-Marie Ampère.
Sentido convencional de corrente elétrica
O sentido do movimento dos elétrons é sempre o aposto ao sentido do campo elétrico no interior do condutor metálico, ou seja, igual ao sentido do campo elétrico no interior deste condutor. Nessas condições, é chamada corrente convencional.
A corrente pode ser imaginada como sendo totalmente constituída de cargas livres positivas em movimento, sempre que se referir a sentido de correntes será em relação ao sentido do movimento dessas cargas. No sentido convencional, a corrente elétrica entra no gerador pelo polo negativo e sai pelo polo positivo.
Circuito elétrico
Denomina-se circuito elétrico ao conjunto de aparelhos que se pode estabelecer uma corrente elétrica.
Para