Correlações Estatística
CORRELAÇÃO ESTATÍSTICA
A correlação é a medida padronizada da relação entre duas variáveis indica a força e a direção do relacionamento linear entre duas variáveis aleatórias.
1. A correlação nunca pode ser maior do que 1 ou menor do que menos 1.
2. Uma correlação próxima a zero indica que as duas variáveis não estão relacionadas.
3. Uma correlação positiva indica que as duas variáveis movem juntas, e a relação é forte quanto mais a correlação se aproxima 1.
4. Uma correlação negativa indica que as duas variáveis movem-se em direções opostas,
5. A relação fica mais forte quanto mais próxima a correlação de -1.
6. Duas variáveis que estão perfeitamente correlacionadas positivamente (r=1) movem-se essencialmente em perfeita proporção na mesma direção,
7. Dois conjuntos que estão perfeitamente correlacionados negativamente movem-se em perfeita proporção em direções opostas.
A relação entre as variáveis é evidenciada pela formação de um padrão no diagrama de Dispersão
TIPOS DE CORRELAÇÃO
A correlação entre 02 variáveis pode ser:
1. Correlação Positiva : O aumento de uma variável corresponde, ao aumento da outra.
2. Correlação Negativa: O aumento de uma variável corresponde a diminuição da outra.
3. Correlação Linear: Quando é possível ajustar uma reta, ode ser forte (quanto mais próximas da reta) ou fraca (quanto mais próximas da reta).
4. Correlação não-linear: Quando não é possível ajustar uma reta.
REGRESSÃO ESTATÍSTICA
Já que foi estabelecida uma relação linear e uma boa correlação entre as variáveis, deve-se agora determinar uma formula matemática para prever os resultados de y dado os valores de x. Chama-se esta relação de regressão, ou seja, a regressão, em geral, trata da questão de se estimar um valor condicional esperado. Regressão múltipla é uma coleção de técnicas estatísticas para construir modelos que descrevem de maneira razoável relações entre várias variáveis explicativas de um determinado processo.