Correlação do tabaco co o câncer de pulmão
Geyze Leite Bessa
Faculdade Integrada Tiradentes- FIT’s
E-mail: geyzebessa@gmail.com
RESUMO
O cigarro possui cerca de 4000 substâncias tóxicas, a saber, as mais conhecidas: Nicotina, Alcatrão, Formol, DDT, Benzopireno, Níquel e Arsênio, Monóxido de carbono, Amônia, dentre outras; causando diversas patologias, principalmente câncer de pulmão. Esse trabalho tem como objetivo principal conscientizar a população, sobre possíveis maleficies do uso do tabaco. Esse artigo será feito com base de pesquisas bibliográfica e estudo de tabelas e gráficos quantitativos e qualitativos.
Palavras chave: câncer, pulmão, tabaco.
ABSTRACT
The cigarette has about 4000 toxic substances, namely, the best known: Nicotine, tar, formaldehyde, DDT, benzopyrene, Nickel and Arsenic, Carbon Monoxide, Ammonia, among others, causing various diseases, especially lung cancer. This work has as main objective to raise awareness on possible maleficies tobacco use. This article will be based on research literature and study tables and graphs quantitative and qualitative.
Keywords: cancer, lung cancer, tobacco.
INTRODUÇÃO
O cigarro é um dos principais agentes causadores do câncer de pulmão no Brasil. Cerca de 90% dos fumantes de cigarro desenvolvem câncer de pulmão, que levam a morte, pois os sinais e sintomas desta patologia só aparecem em estágio avançado, vale salientar que na maioria desses casos, os mais acometidos são do gênero masculino de classe social inferior, contudo, o numero de mulheres fumantes vem aumentando em um ritmo acelerado; e atrelado a isso veremos problemas associados, onde abordaremos mais adiante. O objetivo central deste artigo é alertar os fumantes ativos e passivos sobre a grande incidência de fumantes com câncer de pulmão no Brasil.
A fumaça de cigarro e, consequentemente, o tabagismo constituem o fator etiológico mais importante na gênese do câncer de pulmão. O câncer de pulmão e 10 vezes mais