Correlação de foucault e zeigeist i

3501 palavras 15 páginas
UNIVERSIDADE GAMA FILHO
PRÓ-REITORIA DE SAÚDE
CURSO DE PSICOLOGIA

PSICOLOGIA INSTITUCIONAL II

Trabalho apresentado ao professor Deivison da Matta, na disciplina Psicologia Institucional II como requisito para obtenção de nota em AV2.

Rio de Janeiro
2012

Ana Paula Câmara Viana de Assis- 2011160411-7 Rafael Oliveira de Souza - 2011108784-2
A partir do texto “VERDADE E PODER”, da “CONFERÊNCIA 1 de A VERDADE E AS FORMAS JURÍDICAS” de Michel Foucault e do filme “ZEITGEIST”, desenvolva e relacionando-os:
- Produção da Verdade, Política (Micro e Macro), História e Poder.
-O que você sugere como saída (??? – ou entrada) para esta situação?

Iniciemos o texto com um pequeno conto indígena: Lenda do Sol Para os índios o sol era gente e se chamava KUANDÚ.
Kuandú tinha três filhos: um é o sol que aparece na seca; o outro, mais novo, sai na chuva e o filho do meio ajuda os outros dois quando estão cansados. Há muito tempo um índio teria comido o pai de kuandú. Por isso este queria se vingar. Uma vez Kuandú estava muito bravo e foi para o mato pegar coco. Lá encontrou o índio em uma palmeira inajá.
Kuandú disse que ele ia morrer, mas o índio foi mais rápido acertando-o com um cacho de coco na cabeça. Foi aí tudo escureceu. As crianças começaram a morrer de fome porque o índio não podia trabalhar na roça e nem pescar, pois estava tudo escuro. A mulher de Kuandú mandou o filho sair de casa e ficou claro de novo. Mas só um pouco porque era muito quente para ele. O filho não aguentou e voltou para casa. Escureceu de novo. E assim ficaram os 3 filhos de Kuandú entrando e saindo de casa.
Portanto , quando é sol forte , é o filho mais velho que está fora de casa. Quando é sol mais fraco é o filho mais novo. O filho do meio só aparece quando os irmãos ficam cansados. (Lenda indígena)

Após lermos esse conto indígena, atribuímos uma característica

Relacionados

  • O segredo de Brokeback Montain
    4409 palavras | 18 páginas