Síndrome de burnout
Este trabalho apresenta a Síndrome de Burnout, oque é quais, os sintomas, causas, como tratar.
Extremamente importante o conhecimento desta sindrome pelo fato de todos estarem sujeito a ela, num mundo profissional e cada vez mais competitivo, e uma vida acelerada cheia de compromissos.
.
2 OQUE É O BURNOUT?
Num mundo de trabalho cada vez mais competitivo, não e raro ouvirmos entre o nosso circulo familiar, de amigos, colegas ou mesmo numa conversa de café, as expressões: "Sinto-me como uma bateria a descarregar" ou "Estou esgotado". A Síndrome de Burnout ou de esgotamento profissional surge, nos dias de hoje, como um quadro psicológico cada vez mais frequente nos pedidos de ajuda terapêutica. Corresponde a uma exaustão física e psíquica, acompanhada de falta de realização profissional e da sensação de que todos os objetivos profissionais, a que o indivíduo se propôs, falharam.
O burnout conduz também a uma indiferença e frieza generalizadas, onde o profissionais falta com suas obrigações no trabalho. Resulta de uma exposição prolongada a níveis de stress elevados, para os quais o individuo não tem estratégias de confronto adequadas. Porque e muitas vezes confundido com a depressão, convém esclarecer as diferenças entre estes dois quadros clínicos. No burnout existe um cansaço físico e psíquico associado a atividade profissional, sabendo o individuo quais são as razoes exatas para esse cansaço. Contudo, o individuo continua a retirar prazer na realização de outras atividades, fora do contexto laboral, como por exemplo, as atividades de lazer. A depressão corresponde a uma tristeza, apatia e desmotivação, que o individuo sente em todas as áreas de vida e em todas as atividades que realiza, não sabendo apontar as razoes para esse desanimo generalizado.
De entre as profissões em que o burnout é mais incidente, encontram-se aquelas que pressupõem uma relação de ajuda aos outros, como é o caso dos médicos, enfermeiros, professores e