Correla O
A correlação determina um número que expressa uma medida numérica do grau de relação encontrada. Esse tipo de análise é muito útil em trabalhos exploratórios em várias áreas do conhecimento, quando se procura determinar as variáveis potencialmente importantes. Denominam-se simples a análise de correlação ou de regressão linear que envolve apenas duas variáveis. Nesse caso, a amostra é formada por um conjunto de pares de valores. O resultado da análise de correlação linear é expresso na forma de um coeficiente de correlação – número que quantifica o grau de relação linear obtido para os pares de valores de duas variáveis que formam a amostra analisada.
INTRODUÇÃO
A regressão e a correlação são técnicas destinadas a estimar o relacionamento entre duas ou mais variáveis. A correlação sintetiza o grau de relacionamento, enquanto que a regressão equaciona matematicamente o relacionamento. Essa equação pode ser usada para predizer valores de uma variável, dados os valores da outra. Mas especificamente, a análise da correlação e regressão compreende a análise de dados amostrais para saber se e como duas ou mais variáveis estão se relacionadas uma com a outra numa população. Têm-se alguns tipos de correlação e regressão.
Os números índices são um importante instrumento para sintetizar modificações em variáveis econômicas durante um período de tempo. Esses números indicam a variação relativa seja no preço, na quantidade, ou no valor entre um ponto anterior no tempo e, usualmente, o período corrente.
Quando só um produto está em jogo, caracteriza como índice simples, enquanto quando que quando se faz uma comparação que envolva um grupo de artigos é chamado índice composto.
Há três classificações de números índices administrativos e econômicos. Todos esses números índices têm características em comum, uma é que eles são razões de quantidades no período corrente para quantidade no período base.
REGRESSÃO LINEAR
A regressão linear simples constitui uma